quinta-feira, 29 de julho de 2010

Art. 158 – Cabe aos empregados:

Art. 158 – Cabe aos empregados: I – Observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o Itém II do artigo anterior; II – Colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste capitulo;

9- CLT . Art. 157 – Cabe ás Empresas

9- CLT . Art. 157 – Cabe ás Empresas I - Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; II – Instruir os empregados através de Ordens de serviços ou Procedimentos de Trabalho , quanto ás Precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; III – Adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo Órgão regional competente;

REGRAS BASICAS DE SEGURANÇA

1. Sinceridade acima de tudo
2. Vestir-se corretamente para o seu trabalho
3. Usar calçados sempre em boas condições, nunca usar tênis, sandálias ou sapatos de lona. A melhor opção são os calçados de segurança.
4. Sempre usar EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) de maneira correta, sem improvisos.
5. Aos colaboradores que de alguma forma operam máquinas estacionárias nos clientes onde a Lubiani

presta seus serviços, nunca usar blusas em época de frio que sejam muitos largas, pois a mesma poderá enroscar no equipamento.
6. Não usar de forma alguma anéis, relógios, correntinhas ou adornos em geral durante seu expediente de trabalho.
7. Sempre usar óculos de segurança e protetor auricular quando necessário.
8. Usar sempre os EPI´s adequados para cada tipo de trabalho.

9. É obrigatório o uso de Óculos de Segurança e Protetor Auricular para operar/dirigir qualquer tipo de equipamento móvel.
10. Manter a higiene pessoal, cabelos cortados, barba feita, lavar sempre as mãos antes das refeições e respeitar procedimentos internos de cada cliente quanto a higiene no trabalho e asseio pessoal.
11. Nunca tentar consertar você mesmo seu equipamento de trabalho, seja ele qual for. Para isso existem os profissionais de manutenção. Somente eles estão autorizados a reparar os danos causados em seu equipamento.
12. Manter o estoque de peças em ordem , nunca deixe-as espalhadas pelo local de trabalho, pois são verdadeiras armadilhas.
13. Nunca usar ferramentas em mau estado, pois elas promovem uma condição insegura e propícia a um acidente.
14. Usar a ferramenta adequada para cada tipo de trabalho. Nunca improvisar ou utilizar-se do famoso “jeitinho” ou “gambiarra”.
15. Após o uso de ferramentas de trabalho, guarde-as em seu local de origem. Não deixe-as nos bolsos ou espalhadas pelo chão e no local de trabalho.
16. Não passar em cima de fios elétricos com carrinhos de mão, paleteira e empilhadeira.
17. Olhar por onde passa, certificar-se que seu caminho esteja livre de obstáculos tais como: ♦Óleo
♦Graxa
♦Objetos diversos
♦Paletes quebrados ou não
♦Peças cortantes, etc

18. Não dirigir veículos, caminhões, tais como empilhadeiras, carrinhos elétricos, etc., sem estar devidamente autorizado/habilitado.
19. Afastar-se de empilhadeiras, pontes rolantes ou qualquer equipamento móvel, quando estiver vindo em sua direção. Nunca presuma que o operador o esteja vendo.
20. Nunca entrar em local que tenha aviso de proibição. Eles podem exigir algum tipo de proteção específica que você desconheça.
21. Nunca obstruir hidrantes, extintores, macas, saídas de emergência e passagem de veículos internos/externos.
22. Realizar empilhamento de maneira correta, não construir armadilhas para seus colegas de trabalho e para si próprio.
23. Não realizar força desnecessária. Caso o material a ser movimentado exigir esforço físico adicional, procurar a ajuda/orientação de seu Encarregado / Gerente. 24. Nas operações com Ponte Rolante (Talha), deve ser realizada uma breve inspeção (check- list) e sua utilização deve ser adequada. Atenção : Nunca tentar movimentar/levantar materiais além de sua capacidade; Utilizar os cabos adequados para os diversos tipos de trabalho.
25. Antes de utilizar qualquer tipo de escada verifique suas condições. Assentar seus pés em piso firme, não usar calços. Em cima da escada seus movimentos são limitados, nunca tende esticar o corpo para fora da escada tentando alcançar algum material.
26. Nas escadas fixas descer segurando pelo corrimão, não descer pulando degraus.
27. Não correr, procurar andar. Obedecer as faixas de sinalização, não pular obstáculos para cortar caminho.
28. Manter sua área de trabalho sempre arrumada e limpa, pois arrumação e limpeza são fatores primordiais da segurança.
29. Não levar para seu local de trabalho objetos estranhos que não serão utilizados em sua atividade, tais como: •Copos;
•Garrafas;
•Garfos;
•Facas, etc.

30. Procurar andar sempre com roupas limpas, evitando assim uma possível doença de pele.
31. O ar comprimido somente deve ser utilizado na limpeza de peças/equipamentos e afins. “ Nunca deve ser utilizado para limpar-se, pois o mesmo é nocivo á sua saúde.”
32. Mesmo em caso de pequenos acidentes tais como, corte, arranhões, batidas, etc. procurar sempre auxílio médico para fazer os curativos necessários, pois quando não tratados convenientemente, podem tornar-se graves.
33. Caso o colaborador não estiver se sentindo bem de saúde, pedir para alguém acompanhá-lo até o médico. Em primeira instância procure o Encarregado/ Gerente que deverão auxilia-lo imediatamente.
34. Respeitar os colegas de trabalho e as normas regulamentares e de segurança no setor onde desenvolver suas atividades. 35. Não é permitido injuriar, caluniar, defamar, proferir palavrões e realizar gestos de qualquer natureza ou insinuações no local de trabalho ou onde estiver realizando suas atividades. É proibida qualquer atitude de discriminação ou que caracterize preconceito.
36. Não se apoderar de qualquer objeto , mercadorias ou pertences da empresa, fornecedores, bem como os de colegas de trabalho, mesmo que considerado motivo de brincadeira. 37. Todos os colaboradores estão sujeitos a revistas conforme normas de portaria e segurança patrimonial. 38. Não desenvolver qualquer atividade, inerente a comércio dentro da empresa (cliente/Lubiani), principalmente em horário de trabalho. 39. Não praticar atos de omissão, de impontualidade ou ausência aos serviços que possam gerar produção imperfeita ou decréscimo de produtividade.. 40. Não ingerir bebida alcoólica, de qualquer natureza, em horário de trabalho normal ou extraordinário, nas instalações da Lubiani ou do cliente ao qual se está prestando serviços. 41. Cumprir os procedimentos e regras deflagradas pelo cliente interno/externo, as quais são dirigidas formal ou informalmente de forma geral ou direcionada a um único indivíduo. 42. Não praticar jogos de azar dentro do recinto da empresa (cliente/Lubiani) e no horário de trabalho. 43. Usar o uniforme somente para que se destina, ou seja, em horário de trabalho, sendo proibido seu uso fora do expediente. 44. É proibido o uso de bermudas ou qualquer vestimenta não autorizada pela Lubiani Transporte, mesmo que autorizada pelo cliente em suas dependências. 45. Manter o uniforme em boas condições de uso. 46. É proibido aos condutores de Caminhões e veículos da empresa a prática de “carona” para pessoas estranhas ou que não tenham vínculo com a empresa. 47. É proibido o transporte de qualquer material em empilhadeiras e demais equipamentos móveis no local destinado ao condutor. 48. É proibido o transporte de pessoas em equipamentos móveis caso não haja local destinado para esse fim no equipamento. 49. É proibida a prática de elevar pessoas utilizando os equipamentos móveis sem a devida proteção (“gaiola”) e acompanhado por um responsável ou profissional na área de Segurança do Trabalho. 50. É proibido o porte de armas de fogo ou armas brancas nas dependências da empresa em que estiver prestando serviços. 51. É proibido andar com bicicleta dentro do pátio ou dentro da área do pátio do escritório da Lubiani Transporte .
52. Ë Proibido fazer suas refeições nas áreas de trabalho, local determinado é o refeitório.
53. Fumar somente em local determinado e sinalizado (fumodrómo ).
54. É Proibido praticar qualquer tipo de jogo durante o descanso das refeições. Ex. Jogar bola .

55.O funcionário deve colaborar com o5S implantado dentro da empresa. 8. OBSERVAÇÃO. Estes procedimentos não prevê todos os tipos de riscos, devido as inúmeras variações no pro- cesso de trabalho. Diante de qualquer risco ou irregularidade, deve-se informar imediatamente seu encarregado ou a Segurança do Trabalho .
A não observância deste procedimento acarretara a aplicação de medidas disciplinares aos infratores: Seguindo os Artigos 157 e 158 da CLT .

DAS INSTALAÇÕES

6.11.1 - Verificar após o expediente se todas as portas, portões estão fechados, bem como torneiras,
luzes e aparelhos de ar condicionado.
6.11.2 - Registrar ocorrência ou alguma irregularidade encontrada;
6.11.3 - Observar se há veículos com a chave na ignição e removê-la;
6.11.4 – Observar se há algum farol ou lanterna de carro ou caminhão ligado;
6.11.5 - Não permitir a entrada de pessoas estranhas sob nenhuma hipótese nas dependências da
empresa, mesmo identificada;
6.11.6 - A entrada de funcionários fora do expediente somente será permitida com prévia e expressa
autorização da Diretoria da Lubiani Transporte Ltda;

6.12 - PROCEDIMENTOS EM CASO DE ACIDENTES / EMERGÊNCIA . 6.12.1 - INCÊNDIO, DESABAMENTOS, DERRAMES, Contatar imediatamente a Segurança
do Trabalho e a Brigada de incêndio.
6.12.2 - O porteiro deverá acionar as bombas do hidrante toda vez que for solicitado .
6.12.3 - E se for o caso contate o Corpo de Bombeiros pelo193.

Obs.: Nesses casos fornecer informações como: o que está queimando ou em que proporção se encontra e se existe alguém em perigo ou preso ou soterrada, a fim facilitar a ação dos bombeiros;

DAS INFORMAÇÕES

6.10.1 - É vetado a portaria prestar qualquer tipo de informação sobre a empresa ou sobre funcionários
para a imprensa seja falada, escrita ou televisada, mesmo nos casos de sinistros, acidentes, ou qualquer
outro assunto.
6.10.2 - A portaria deve limitar-se a dizer: Não sei informar, Senhor! Estamos aguardando as pessoas
responsáveis .

6.10.3 - Comportamento idêntico deve ser adotado quando da solicitação de informações sobre funcionários; 6.10.4 - Não é permitido fornecer o telefone da Diretoria ou de funcionários a quem quer que seja, a menos que tenha autorização por escrito da própria pessoa; 6.10.5 - Devem ser omitidos também toda e qualquer informação relativa a horários, saídas, chegada de Diretoria; Ex. “O Diretor sempre chega nesse horário “, ou “O diretor sempre costuma sair por volta das 0.00 horas”

ABORDAGEM

6.9.1 - Caso haja a necessidade de abordar alguém, usar de cautela, dirigir-se a pessoa com bons tratos e
obter as informações necessárias a continuidade dos procedimentos;
6.9.2 - Não abordar pessoa embriagadas, com atitudes suspeitas ou comportamentos estranhos, nesses
casos comunicar o colega do portaria ao lado e a Segurança do Trabalho, Gerência ou Diretoria .

6.8 - ENTRADA DE POLICIAIS, IMPRENSA OU OUTRAS AUTORIDADES A SERVIÇO

6.8.1 - Somente adentrarão à empresa com autorização da Diretoria, Gerente ou Encarregado, ou com Mandato e/ou Ordem Judicial;

ENTRADA E SAÍDA DE FUNCIONÁRIO EM HORÁRIO DE EXPEDIENTE

Somente será permitida a saída de funcionários durante o expediente da empresa nos seguintes casos: 6.7.1 - Motivo de acidente ou mal súbito (acompanhado por pessoa habilitada para tal); 6.7.2 - Quando de posse de “autorização de saída” devidamente assinada. Em ambos os casos registrar no livro de ocorrência, quando a saída for durante o horário de refeição não haverá a necessidade de registro no livro.

SAÍDA DE BENS OU MATERIAL DE PROPRIEDADE DA EMPRESA

6.6.1 - Todo e qualquer material (inclusive sucata), só será permitido a saída de material, conforme visto de autorização da Diretoria, Gerente ou responsável pelo setor.

6.5 -ENTRADA DE VEÍCULOS E PESSOAS PARA CARGA E DESCARGA .

6.5.1 - Deverão ser adotadas todas as providências para a entrada de pessoas em veículos;
6.5.2 - Preencher o formulário “Controle de entrada/saída ” na portaria;
6.5.3 - Contatar o almoxarifado, prestar as informações sobre o veículo carga, Nota Fiscal, Se ok,
orientar para local que ira ser descarregado;

6.5.4 - Obs.: Não permitir que ninguém transite pelas dependências da empresa, sem o uso de calça, camisa, calçado e EPI-s; 6.5.5 - Realizar revista no interior do veículo na entrada e saída da empresa.

DA ENTRADA DE PESSOAS (EM VEÍCULOS)

6.4.1 - Manter os portões fechados e aguardar que a pessoa se dirija ao portão individual, se anuncie e
identifique-se;
6.4.2 - Comunicar-se com a pessoa desejada, informar do que se trata e obter autorização ou não para a
entrada de visitante.
6.4.3 - Caso autorizado, abrir o portão identificar o visitante, anotar no registro de entrada e saída de
pessoas .
6.4.4 - Informar ao visitante o local onde deve estacionar o veículo (área externa);
6.4.5 - Não permitir estacionar veículo em frente ao portão principal da empresa;

PROCEDIMENTOS PARA ENTRADA DE PESSOAS SEM VEICULO

6.3.1 - Aguardar a pessoa chegar na guarita com o portão (fechado) e anunciar para secretária com quem
a pessoa deseja falar, a secretária responderá se pode entrar ou não .
6.3.2 - Comunicar-se com a pessoa desejada, informar do que se trata e obter autorização ou não para a
entrada de visitante.
6.3.3 - Encaminhar o visitante para a recepção.
6.3.4 - Quando tratar-se de alguém a procura de funcionário da empresa: Informar que não é permitido a
saída de funcionários, Comunicar o encarregado do funcionário para liberar para atendimento a
visitante no horário de expediente.
6.3.5 – Realizar revista no interior do veículo na entrada e saída da empresa.

APRESENTAÇÃO DO SEGURANÇA

6.2.1 - Apresentar-se sempre de roupa limpa (uniforme), barba feita, cabelo bem cortado e penteado,
unhas limpas e sapatos engraxados e limpos;
6.2.2 - Procurar manter o bom humor, mantendo a cordialidade, moral, e respeito independente do que
venha a ouvir;
6.2.3 - Tratar todas as pessoas com igualdade;

PROCEDIMENTOS QUE O VIGILANTE NÃO DEVE FAZER

6.1.5 - Jamais abrir qualquer dos portões para pessoas desconhecidas ou com atitudes suspeitas, sem primeiro identificá-las; 6.1.6 - Não permitir a entrada de qualquer pessoa, mesmo funcionário com sintomas de embriagues, armada ou com atitudes suspeitas;
6.1.7 - Não deixar o posto antes da chegada do companheiro de trabalho;
6.1.8 - No caso de falta ou atraso, comunicar-se de imediato com o responsável pelo setor. Para que este
possa providenciar a substituição, o substituto deverá proceder ao devido registro no livro de ocorrência;

6.1.9 - Não fazer uso durante o expediente de qualquer material de leitura que não se relacione com o serviço ou que não seja de interesse da empresa; 6.1.10 - Não fazer uso de cigarro ou bebida alcoólica durante o serviço.

NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO PARA RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA

NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO PARA PORTEIRO OU VIGIA . Página 1 de 8 PROCEDIMENTO Nº: 001/03 1. OBETIVO. Estabelecer procedimentos de Segurança, para a prevenção de acidentes na atividade de porteiro ou vigia. 2. APLICAÇÃO. Aplica-se a funcionários que realizam trabalhos nas portarias . 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA. Normas Regulamentadoras NR 01 – NR 06 – Portaria 3214 – Mtb 4. DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO. Abrir portão.
Receber visitas, clientes e funcionários comunicando a recepção ou ao mesmo setor competente.
Anotar entrada e saída de funcionários, encarregados, gerência e diretoria.
Anotar entrada e saída de matéria prima, produtos e peças de acordo a nota fiscal ou autorização do

gerente da área . Comunicar-se com a segurança do trabalho sempre que houver alguma irregularidade na empresa .
Fazer revista diariamente ou aleatória na saída dos funcionários.
Informar a segurança do trabalho, gerência e diretoria em casos de incêndio e roubo.
Manter a ordem e disciplina na portaria.

5. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI,S). 5Calçado de Segurança . 6. RECOMENDAÇÕES E PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO . 6.1-DO SERVIÇO 6.1.1 - Nunca deixa a portaria, muito menos pessoa não habilitada ou autorizada para tal. 6.1.2 - Não permitir aglomeração junto a Portaria, mesmo que seja companheiro de trabalho; 6.1.3 - Não permitir o comércio de qualquer espécie na frente da empresa (calçada), bem como a permanência de pessoas com atitudes suspeitas; 6.1.4 - Quando do atendimento de visitante, não deslocar-se até o carro do mesmo. Identifique o visitado, comunique-se com este, e verificar com a secretária se pode ser anunciado ao setor

Códigos "Q"

Código Q
Código Pergunta Resposta ou informação
QAP Está na escuta? Permaneça na escuta ou estou na escuta
QAM Qual é a condição meteorológica? Aqui a condição meteorológia é ...
QRA Qual o nome operador? O meu nome é ...
QRB A qual distância aproximada você está da minha estação? A distância aproximada entre nossas estações é... milhas náuticas (ou quilômetros)
QRC Que organização particular (ou administração estadual) liquida as contas de sua estação? A liqüidação das contas da minha estação está sob o encargo da organização particular... (ou da administração estadual...)
QRD Aonde vai e de onde vem? Vou a... e venho de...
QRE A que horas pensa chegar a... (ou estar sobre...) (lugar) Penso chegar a...(lugar) (ou estar sobre...) às... horas.
QRG Qual é minha freqüência exata (ou freqüência exata de...)? Sua freqüência exata (ou freqüência exata de...) é... KHz (ou... MHz).
QRH Minha freqüência varia? Sua freqüência varia.
QRI Como é a tonalidade de minha estação? A tonalidade de sua estação é:
1.Boa
2.Variável
3.Ruim

QRJ Quantas chamadas rediotelefônicas você tem para despachar? Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar.
QRK Qual a clareza dos meus sinais (ou de...) ? A clareza de seus sinais (ou dos sinais de) é:
1.Ruim
2.Pobre
3.Razoável
4.Boa
5.Excelente

QRL Você está ocupado? Estou ocupado (ou ocupado com...).
Favor não interferir

QRM Está sendo interferido? Sofre interferência:
1.Nulas
2.Ligeira
3.Moderada
4.Severa
5.Extrema

QRN Está sendo perturbado por estática? Estou sendo perturbado por estática:
1.Não
2.Ligeiramente
3.Moderadamente
4.Severamente
5.Extremamente

QRO Devo aumentar a potência do transmissor? Aumente a potência do transmissor.
QRP Devo diminuir a potência do transmissor? Diminua a potência do transmissor.
QRQ Devo transmitir mais depressa? Transmita mais depressa (...palavras por minuto).
QRR Está pronto para operação automática? Estou pronto para operação automática. Transmita à... palavras por minuto.
QRS Devo transmitir mais devagar? Transmita mais devagar (... palavras por minuto).
QRT Devo cessar a transmissão? Cesse a transmissão.
QRU Tem algo para mim? Não tenho nada para você.
QRV Está preparado? Estou preparado.
QRW Devo avisar a... que você o está chamando em ... KHz(ou...MHz). Por favor, avise ... que o estou chamando em ...KHz(ou ...MHz).
QRX Quando você chamará novamente? Eu o chamarei novamente às... horas, em ...KHz(ou ...MHz).
QRY Qual a minha ordem de vez?
(Refere-se a comunicação)
É número ...(ou de acordo com qualquer indicação)
(Refere-se a comunicação)

QRZ Quem está me chamando? Você está sendo chamado por ... em... KHz (ou ... MHz).
QSA Qual a intensidade de meus sinais(ou dos sinais de...)? A intensidade dos seus sinais (ou dos sinais de ...) é:
1.Apenas perceptível
2.Fraca
3.Satisfatória
4.Boa
5.Ótima

QSB A intensidade de meus sinais varia? A intensidade de seus sinais varia.
QSC Sua embarcação é de carga? Minha embarcação é de carga.
QSD Minha manipulaçõa está defeituosa? Sua manipulação está defeituosa.
QSE Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento? O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... (números e unidades).
QSF Você realizou o salvamento? Eu realizei o salvamento e estou seguindo para a base ... (com ... pessoas feridas necessitando ambulância).
QSG Devo transmitir ... telegramas de uma vez? Transmita ... telegramas de uma vez.
QSH Você é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico? Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico.
QSI Não consegui interromper a ... (indicativo de chamada). Sua transmissão ou informe que não conseguir interromper sua transmissão em ...KHz (ou ... MHz).
QSJ Qual a taxa a ser cobrada para ... incluindo sua taxa interna? A taxa a ser cobrada para ... incluindo a minha taxa interna é ... francos, ou reais, ou dólares ...
QSK Pode ouvir-me entre seus sinais, em casa afirmativo, posso interromper sua transmissão? Posso ouvi-lo entre meus sinais: pode interromper minha transmissão.
QSL Pode acusar recebimento? Acuso recebimento.
QSM Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)? Repita o último telegrama que você enviou para mim(ou telegrama(s) número(s)...).
QSN Escutou-me ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)? Escutei-o ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)
QSO Pode comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com...? Posso comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com... .
QSP Quer retransmitir gratuitamente a ...? Vou retransmitir gratuitamente a... .
QSQ Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo? Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo.
QSR Devo repetir a chamada na freqüência de chamada? Repita a chamada na freqüência de chamada: não ouvi você (ou há interferência).
QSS Que freqüência de trabalho você usará? Usarei a freqüência de trabalho de ...KHz (normalmente basta indicar os três último algarismo da freqüência).
QSU Devo transmitir ou responder nesta freqüência ou em ...KHz(ou ... MHz) com emissões do tipo...? Transmita ou responda nesta freqüência ou em ...KHz(ou ... MHz) com emissões do tipo... .
QSV Devo transmitir uma série de "v" nesta freqüência ou em ... KHz(ou ... MHz)? Transmita uma série de "v" nesta freqüência ou em ... KHz(ou ... MHz)?
QSW Vai transmitir nesta freqüência ou em ... KHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...)? Vou transmitir nesta freqüência ou em ... KHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...),
QSX Quer escutar a ... (indicativo de chamada) em ... KHz ( ou ... MHz)? Estou escutando a ... (indicativo de chamada) em ... KHz ( ou ... MHz)?
QSY Devo transmitr em outra freqüência? Transmita em outra freqüência ou em ... KHz (ou... MHz).
QSZ Tenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez? Transmita cada plavra ou grupo duas vezes (ou ... vezes).
QTA Devo cancelar o mensagem número ...? Cancele o mensagem número ... .
QTB Concorda com minha contagem de palavras? Eu não concordo com sua contagem de palavras; vou pedir a primeira letras ou dígito de cada palavra ou grupo.
QTC Quantos recados para transmitir? Tenho ... recado transmitir (ou para ...).
QTD O que recolheu o barca ou a aeronave de salvamento? ... (identificação) recolheu:
1.... (número) sobreviventes.
2.... restos de naufrágio.
3.... (número) de cadáveres

QTE Qual a minha orientação com relação a você? ou
Qual a minha orientação com relação a ... (indicativo de chamada)
Sua orientação verdadeira com relação a mim é... grau as... horas ou
A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação a ... (indicativo de chamada) era de ... grau as ... horas.

QTF Quer indicar a posição de minha estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações refiogoniométricas que você controla? A posição de sua estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que, eu controlo era ... latitude, ... longitude, (ou outra indicação de posição) tipo... às ... horas.
QTG Quer transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz)?
Quer pedir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz)?
Vou transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz).
Pedi dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz).

QTH Qual é seu local endereço posição em latitude e longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)? Meu local de endereço posição é ... de latitude, ... de longitude(ou de acorde com qualquer outra indicação).
QTI Qual é o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.
QTJ Qual a sua velocidade (refere-se à velocidade de um navio ou aeronave com relação à água ou ar, respectivamente). Minha velocidade é de ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas por hora). (indique a velocidade de um navio ou aeronave através da água ou ar, respectivamente).
QTK Qual a velocidade de sua aeronave com relação à superfície terrestre? A velocidade de minha aeronave com relação à superfície terrestre ér ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas terrestres por hora).
QTL Qual o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.
QTM Qual é o seu rumo MAGNÉTICO? Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus.
QTN A que horas saiu de ... (lugar)? Saí de ... (lugar) às ... horas.
QTO Pode comunicar-se com minha estação por meio de código internacional de sinais? Vou comunicar-me com sua estação por meio de código internacional de sinais.
QTR Qual é a hora certa? A hora certa é ... horas.
QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... KHz (ou MHz)? Vou transmitir meu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... KHz (ou MHz).
QTT O sinal de identificação que segue se sobrepõe à outra emissão.
QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação? O horário de funcionamento da minha estação é ... horas.
QTV Devo fazer escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) das ... às ... horas? Faça escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) das ... às ... horas.
QTW Como se encontra os sobrevivente? Os sobreviventes se encontras em ... condições e precisam urgentemente ...
QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo até que eu o avise(ou até às... horas)? Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você até que me avise (ou até ás ... horas)
QTY Você está seguindo para o lugar do acidente? Caso afirmativo, quando espera chegar? Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas em ... (data).
QTZ Você continua a busca? Continuo a busca de ... (aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços).
QUA Tem notícias de ... (indicativo de chamada)? Envio notícias de ...(indicativo de chamada).
QUB Pode dar-me na seguinte ordem, informações sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície; visibilidade; condições meteriológicas atuais; quantidade, tipo e altura das nuvens sobre a superfície em ... (lugar de observação)? Envio informações solicitadas: (As unidades usadas para velocidade e distâncias devem ser indicadas).
QUC Qual é o número (ou outra estação) da última mensagem qe você recebeu de mim ou de ... (indicativo de chamada)? O número (ou outra estação) da última mensagem recebida de você ou de ... (indicativo de chamada) é ... .
QUD Recebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas.
QUE Pode usar telefonia tem ... (idioma) por meio de intérprete, se possível, em quaisquer freqüência? Posso usar telefonia em ... (idioma) em ... KHz (ou ... MHz).
QUF Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)? Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?
QUH Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar? A pressão barométrica atual ao nível do mar é ...(unidades).
QUI Suas luzes de navegação estão acesas? Minhas luzes de navegação estão acesas
QUJ Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar a você (ou ...)? O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) ... graus às ... horas.
QUK Pode me informar as condições do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)? O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ... .
QUL Pode me informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)? As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ... .
QUM Posso recomeçar tráfego normal? Pode começar tráfego normal.
QUN Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas ou (nas proximidades de ... latitude e ... longitude) ou (nas proximidades de ... ) favor indicar rumo VERDADEIRO e velocidade. Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ... .
QUO Devo efetuar busca de:
1.aeronave
2.navio
3.embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação) ?
Efetue busca de:
1.aeronave
2.navio
3.embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação).

QUP Quer indicar sua posição por meio de:
1.refletores
2.rastro de fumaça
3.sinais pirotécnicos?
Estou indicando minha posição por meio de:
1.refletores
2.rastro de fumaça
3.sinais pirotécnicos?

QUQ Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar seu pouso? Por favor, orientar seu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso.
QUR Os sobreviventes:
1.Receberam equipamentos salva-vidas?
2.Foram recolhidos por embarcação de salvamento?
3.Foram encontrados por grupo de salvamento de terra?
Os sobreviventes:
1.Receberam equipamentos salva-vidas?
2.Foram recolhidos por embarcação de salvamento?
3.Foram encontrados por grupo de salvamento de terra.

QUS Você avistou sobreviventes ou destroços? Em caso afirmativo, em que posição? Avistei:
1.sobreviventes na água;
2.sobreviventes em balsas;
3.destroços na latitude ..., longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação).

QUT Foi marcado o local do acidente? A posição do acidente está marcada por:
1.balsa flamígena ou fumígena;
2.bóia;
3.produto corante;
4.... (especificar qualquer outro sinal)

QUU Devo dirigir o navio ou aeronave para minha posição? Dirija o navio ou aeronave (indicativo de chamada)?
1.para sua posição transmitindo seu indicativo de chamada e traços longos em ... KHz (ou ... MHz);
2.transmitindo em ... KHz (ou MHz) o rumo verdadeiro para chegar a você.

QUW Você está na área de busca designada como ... nome da zona ou latitude e longitude) ? Estou na área de busca (designação).
QUY Foi marcada a posição da embarcação de salvamento? A posição da embarcação de salvamento foi marcada às ... horas por:
1.baliza flamígena;
2.bóia;
3.produto corante;
4....(especificar qualquer outro sinal).

Conheça a origem dos codigos "Q" internacionais

Código Internacional Q
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos.

[editar] Últimos desenvolvimentos
O código Q, original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913.

Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

LEGISLAÇÃO SOBRE SEGURANÇA PRIVADA

Normas Ementa
LEIS
Lei 7.102/83 Dispõe sobre segurança para os Bancos, normas para constituição e funcionamento das empresas de Segurança Privada (com a redação atualizada pelas Leis abaixo)
Lei 8.863/94 Altera a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983.
Lei 9.017/95 Altera a Lei 7.102/83
MP 2.184-/01 Altera o art. 17 da Lei 7.102/83 - Transfere da DRT para o DPF o registro profissional dos Vigilantes.
Lei 11.718/08 Altera a Lei nº 7.102/83, cria a obrigatoriedade das Cooperativas de Crédito apresentarem plano de segurança de suas instalações.
TABELA DE TAXAS Tabelas de taxas, anexo da Lei nº 9.017/95, alterada pela Lei nº 11.718/08
DECRETOS
Decreto 89.056/83 Regulamenta a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983 ( já atualizada pelo Decreto 1.592/95)

Decreto 1.592/95 Altera o Decreto nº 89.056/83, que regulamenta a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983
PORTARIAS DA POLÍCIA FEDERAL / MJ
Portaria 893/87-MJ Permite que vigilantes que ingressaram na profissão antes da data da portaris, se registrem após a realização do curso de reciclagem no prazo de 180 dias.
Portaria 1264/95-MJ Dispõe sobre o veículo Especial para Transporte de Valores
Portaria 891/99-DPF Cria a Carteira Nacional de Vigilante.
Portaria 029/99-DMB Nomatiza atividade de segurança privada, aquisição de materiais controlados, etc. no âmbito do Exército.
Portaria 320/04-DPF Altera a validade da Carteira Nacional de Vigilante.
Portaria 2494/04-MJ Revoga a Portaria 1545/95-MJ, alterando a composição da CCASP e dá outras providências.

Portaria 346/06-DPF Institui o Sistema de Gestão Eletrônica da Segurança Privada - GESP e dá outras providências.

Portaria 387/06-DPF Altera e consolida as normas aplicadas sobre segurança privada. Alterada pelas Portarias nº 515/07, 358/09, 408/09 e 781/10-DG/DPF. - Sem os anexos. Formatada por Everaldo Mariz.
Portaria 387/06-Com Anexos Portaria completa, com a Exposição de Motivos e Anexos. Os anexos trazem o programa dos diversos cursos. Fonte Sitio do DPF.
Portaria 195/09-MJ Altera a Portaria 2494-MJ.
Portaria 196/09-MJ Revoga a Portaria 1264/95-MJ, atribui ao DPF a competência para definições sobre carro forte.
Portaria 358/09-DPF Altera a Portaria nº 387/06-DG/DPF
Portaria 358/09-DPF Altera a Portaria nº 387/06-DG/DPF. Publicação original no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO.
Portaria 408/09-DPF Altera as Portarias nº 387/06-DG/DPF e 358/09-DG/DPF.

Portaria 781/10-DPF Altera a Portaria nº 387/06-DG/DPF, inclusive, define as especificações dos Veículos Especiais para transporte de valores

PORTARIAS E INSTRUÇÕES DE OUTROS ÓRGÃOS
Portaria 029/99-DMB Nomatiza atividade de segurança privada, aquisição de materiais controlados, etc. no âmbito do Exército.
Portaria 191/06-MTrabalho Define colete á prova de armas como EPI e fixa prazo para implantação integral.
Portaria 18/06-DLog Dispõe sobre coletes à prova de balas - aquisição, controle, etc.
Portaria 01/09-DLog Autoriza a aquisição de armas e munições não letais para a atividade de segurança privada.
PORTARIAS E INSTRUÇÕES REVOGADAS
Portaria 992/95-DPF Revogada pela Portaria nº 387/06, publicada no DOU de 01/09/2006
Portaria 1129/95-DPF Revogada pela Portaria nº 387/06, publicada no DOU de 01/09/2006
Portaria 1264/95-MJ Revogada pela Portaria nº 196-MJ de 16.02.09
Portaria 1545/95-MJ Modificar, no âmbito do Ministério da Justiça, a composição da Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada.
Portaria 277/98-DPF Revogada pela Portaria nº 387/06, publicada no DOU de 01/09/2006
Portaria 836/00-DPF Revogada pela Portaria nº 387/06, publicada no DOU de 01/09/2006
I.S. Nº 01/04-CGCSP Trata da uniformização dos procedimentos nas DELESP´s e nas C.V's (s/anexos)
Portaria 1055/01-MJ Altera a Portaria 1264/94 - Repotencialização de "Carro Forte"

VIDEO ACIDENTE FATAL

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PISO SALÁRIAL DO VIGILANTE EM SÃO PAULO

Piso da categoria sobe para R$ 885,39

O reajuste de 5,83% elevou o piso salarial do vigilante para R$ 885,39 e o vale refeição para R$ 8,46 por dia trabalhado, a partir de 1º de Maio.
Já o adicional de risco de vida, beneficio conquistado pelo Seevissp no ano passado em sede de Dissídio Coletivo, será de 6% do piso nominal, ou seja, R$ 53,12.
Neste ano, apenas as cláusulas econômicas sofreram alterações.
De acordo com o Dissídio Coletivo, o adicional de risco de vida é progressivo, sendo que em 2008 era de 3% e neste ano passa a ser 6%, chegando, já a partir de 1º de janeiro de 2010 em 9%, em função de ter ocorrido mudança na data-base da categoria para 1º de janeiro de cada ano.
Em sendo assim, em janeiro de 2010 vigilantes terão novo piso salarial
Em 2010 o piso salarial em são paulo está em R$909,12.
Marcadores: Piso Salarial Vigilante. Estado São Paulo

Os direitos e deveres do Vigilante

Direitos

Art. 117. Assegura-se ao vigilante:

I - o recebimento de uniforme, devidamente autorizado, às expensas do empregador;

II - porte de arma, quando em efetivo exercício;

III - a utilização de materiais e equipamentos em perfeito funcionamento e estado de conservação, inclusive armas e munições;

IV - a utilização de sistema de comunicação em perfeito estado de funcionamento;

V - treinamento permanente de prática de tiro e de defesa pessoal;

VI - seguro de vida em grupo, feito pelo empregador;

VII - prisão especial por ato decorrente do exercício da atividade.

Deveres

Art. 118. São deveres dos vigilantes:

I - exercer as suas atividades com urbanidade, probidade e denodo;

II - utilizar, adequadamente, o uniforme autorizado, apenas em serviço;

III - portar a Carteira Nacional de Vigilante - CNV;

IV - manter-se adstrito ao local sob vigilância, observando-se as peculiaridades das atividades de transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal;

V - comunicar, ao seu superior hierárquico, quaisquer incidentes ocorridos no serviço, assim como quaisquer irregularidades relativas ao equipamento que utiliza, em especial quanto ao armamento, munições e colete à prova de balas, não se eximindo o empregador do dever de fiscalização.